O grupo de extensão Mapeando Memórias, da Universidade Franciscana (UFN), fará a instalação de novas placas do projeto interpretativo que envolve 33 edificações do Distrito Criativo Centro-Gare. No próximo sábado, dia 30 de setembro, serão colocadas três placas do Roteiro Eclético na Avenida Rio Branco, além de palestra com a arquiteta e urbanista Ana Júlia Socal. A ação estava prevista para o sábado 23, mas foi adiada em função da chuva.
A partir das 9h, será instalada a placa na antiga Escola Industrial Hugo Taylor, onde hoje está situado o hipermercado Carrefour. Na sequência, será instalada a placa na residência Mallo, onde atualmente está um antiquário, na esquina com a Rua Silva Jardim.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A partir das 10h30min, haverá uma palestra com Ana Júlia Socal, com o tema “Arquitetura e tipologias da Vila Belga: de patrimônio cultural a atrativo turístico”. Ana Júlia é arquiteta e urbanista e superintendente de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria.
O encontro é aberto ao público e será no coworking do prédio 8 da UFN, na Avenida Rio Branco, 639. Após, será feito o descerramento da placa instalada no mesmo prédio, também conhecido como antigo Hotel Glória.
O projeto interpretativo é constituído por três roteiros que representam momentos significativos da arquitetura da Avenida Rio Branco e suas adjacências, que são o Art Déco, Ecletismo e Movimento Moderno. A placa identifica de qual roteiro o prédio faz parte e possui um QR Code que direciona o visitante para o perfil @mapeandomemoriasufn, no Instagram, que abriga dados históricos e a descrição arquitetônica sobre cada edificação.
Das 33 edificações mapeadas, já foram instaladas as placas do Roteiro Art Dèco na Casa Pedra (antigo Correio do Povo), na casa residencial Darling Prates; placas do Roteiro Eclético foram instaladas na residência Valentin Fernandez, atual Tabelionato de Notas, e na casa 119 da Vila Belga, que abriga um empório; e o Roteiro Moderno está contemplado no edifício Taperinha, na Rua do Acampamento.
O projeto é coordenado pelas professoras Anelis Rolão Flôres e Clarissa de Oliveira Pereira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e conta com o apoio dos cursos de Design e Jornalismo, todos da UFN. O Mapeando Memórias promove a educação patrimonial, busca despertar a curiosidade sobre a região do centro histórico, engajar a comunidade e criar laços de pertencimento com o território.